Alimentação influencia no sucesso da fertilização in vitro (FIV)?

Essa é a dúvida de muitos casais que estão buscando procedimentos de reprodução assistida para o sucesso da gravidez. Afinal, a alimentação tem alguma relação com a fertilidade?

Segundo um estudo recente, realizado nos Estados Unidos com 273 mulheres durante tratamentos de fertilização in vitro (FIV), existe sim. A pesquisa verificou o papel do consumo de grãos integrais nesse processo. Os resultados evidenciaram que a média de ingestão diária dos grãos era de 34 g; porém, as mulheres que comiam em maior quantidade, acima de 52 g por dia, apresentavam maior espessura do endométrio, com mais taxas de implantação nos ciclos de FIV. Esses resultados ajudam a comprovar o papel da dieta sobre a fertilidade, sugerindo a importância de mais pesquisas na área.

A infertilidade pode ser causada pela alimentação, tanto do homem quanto da mulher, influenciando nas chances de gerar um filho. Dicas como evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gorduras fazem toda a diferença, pois ambos prejudicam o desenvolvimento dos gametas sexuais e podem interferir nos hormônios. Outro grande vilão é o açúcar: seu excesso pode levar ao sobrepeso, atrapalhando a formação dos gametas e, consequentemente, a fertilidade. 

Aumentar o consumo de vegetais, frutas e legumes também é essencial, pois são alimentos com substâncias antioxidantes, que limpam nosso organismo de moléculas nocivas, como os radicais livres. Para manter os níveis de fertilidade do casal favoráveis, é preciso adotar um estilo de vida saudável. As chances serão mais promissoras!