Reprodução assistida: aliada para realizar o sonho do casal

Quando o desejo de formar uma família se torna o centro de uma relação, cada passo nesse objetivo é carregado de emoções intensas.

As esperanças, às vezes, contrastam com desafios inesperados, como as tentativas frustradas e que podem levar o casal ao diagnóstico de infertilidade. Segundo dados de 2023 da OMS (Organização Mundial da Saúde), a infertilidade afeta 1 a cada 6 pessoas ao longo da vida reprodutiva, ou seja, em torno de 17% da população. O quadro se desenvolve quando há tentativa de engravidar por 12 meses, tendo relações sexuais frequentes e sem o uso de método contraceptivo. 

Nessa situação, torna-se importante buscar ajuda médica especializada. Com a reprodução assistida, o sonho do casal pode ser realizado. Quer saber como? Acompanhe a leitura deste conteúdo exclusivo!

Reprodução assistida: abordagem personalizada e que acolhe o paciente

Para muitos casais, a busca pela concepção pode ser uma experiência complexa. Mas, é essencial lembrar que, em meio a todas as incertezas, a reprodução assistida é uma aliada na realização desse sonho.

A jornada da reprodução assistida é muito mais do que procedimentos médicos e tratamentos. Ela envolve, também, a empatia, o diálogo aberto e o compartilhamento dos anseios entre médico e paciente. Nesse sentido, os profissionais de saúde que conduzem os tratamentos de reprodução assistida desempenham um papel extremamente importante. 

Sua expertise não está apenas na ciência e na medicina, mas também na capacidade de oferecer suporte emocional, compreensão e orientação. Cada consulta é uma oportunidade para esclarecer dúvidas, dissipar temores e construir uma parceria sólida, baseada na confiança recíproca entre o casal e a equipe médica. 

A fertilidade é uma jornada pessoal, pois cada casal enfrenta questões únicas. A reprodução assistida, ao incorporar uma variedade de técnicas inovadoras e que promovem soluções personalizadas e que respeitam a singularidade. 

Leia também:

Quais são os caminhos que a reprodução assistida oferece?

A reprodução assistida engloba uma série de técnicas médicas que ajudam casais que têm dificuldade em conceber naturalmente. Esses métodos contemplam diferentes abordagens para ajudar no processo de reprodução. 

Abaixo, confira alguns dos caminhos oferecidos pela reprodução assistida!

1. Inseminação Artificial (IA)

Nesse método, o esperma é colocado diretamente no útero da mulher durante o período fértil, aumentando as chances de fertilização. 

A inseminação artificial é uma opção menos invasiva em comparação com técnicas mais complexas, sendo muitas vezes a escolha inicial em casos de infertilidade inexplicada ou quando outros métodos não foram bem-sucedidos.

O procedimento é relativamente simples, com menor intervenção médica, tornando-o uma alternativa acessível e eficaz para muitos casais que buscam realizar o sonho da parentalidade.

2. Fertilização In Vitro (FIV)

A FIV é um dos tratamentos mais comuns para a infertilidade. Envolve a coleta de óvulos da mulher e do esperma do homem, a fertilização em laboratório e a transferência do embrião resultante para o útero. 

Durante a FIV, óvulos são coletados do ovário da mulher e fertilizados em laboratório com os espermatozoides do parceiro ou de um doador. Após a fertilização, os embriões resultantes são cultivados por alguns dias em meio controlado antes que um ou mais embriões saudáveis sejam selecionados e transferidos para o útero da mulher.

O objetivo é permitir a implantação bem-sucedida e o desenvolvimento subsequente da gravidez. A FIV é uma opção para casais que enfrentam diversos desafios de fertilidade, como bloqueios nas trompas de falópio, baixa contagem de espermatozoides ou condições médicas que impedem a concepção natural.

3. Doação de Óvulos ou Espermatozoides

Caso um dos parceiros tenha dificuldades significativas na produção de óvulos ou espermatozoides, é possível recorrer à doação de gametas de um doador anônimo ou conhecido. 

4. Criopreservação de embriões e óvulos

Os embriões ou óvulos podem ser congelados para uso futuro, permitindo que o casal adie a concepção para um momento mais adequado. 

5. Diagnóstico Genético Pré-implantacional (PGD)

Em casos de risco genético, os embriões podem ser testados geneticamente antes da transferência para garantir que apenas embriões saudáveis sejam implantados. 

6. Estimulação Ovariana 

Em alguns casos, a estimulação ovariana é utilizada para aumentar a produção de óvulos. Também, monitora-se o ciclo para determinar o momento ideal para a fertilização. 

7. Tratamentos Hormonais

Há casais que se beneficiam de tratamentos hormonais para corrigir desequilíbrios dos hormônios, pois podem afetar a fertilidade. 

O tipo de tratamento escolhido dependerá da causa subjacente da infertilidade e das circunstâncias específicas do casal. Antes de optar por qualquer método, procure avaliação de um especialista em reprodução assistida.

Reprodução assistida: onde posso realizar um tratamento humanizado e especializado?

Com uma longa experiência e extrema dedicação, a Dra. Carolina Andreoli é reconhecida por sua abordagem personalizada e altamente especializada em reprodução assistida. Sua clínica, localizada em Porto Alegre, oferece técnicas modernas para que o paciente obtenha uma avaliação assertiva e um tratamento adequado às suas necessidades.

Além disso, ela preza pela transparência, fornecendo informações detalhadas e orientação completa durante todo o processo. Ao escolher a Dra. Carolina Andreoli, os casais encontram uma médica empática e comprometida na realização desse sonho.

Agende uma consulta com a Dra. Carolina Andreoli agora mesmo!