Explicamos o que é endometriose, doença que afeta várias mulheres

A endometriose é um problema crônico, caracterizado pela presença de endométrio - tecido que reveste internamente o útero - fora da cavidade uterina. Esses focos de endométrio podem estar localizados nos ovários, nas tubas uterinas e até mesmo em órgãos distantes, como pulmão e cérebro.

As principais consequências são o surgimento de sangramentos, aderências, dor pélvica crônica, dor nas relações sexuais e infertilidade. Embora a doença seja muito antiga, durante muitos séculos foi desvalorizada, com as mulheres sendo tachadas como histéricas ou psicologicamente instáveis por reclamarem da dor pélvica. Ainda hoje, o problema é subvalorizado, causando atraso no diagnóstico da endometriose. Há estudos que indicam demora de até 7 anos para a correta identificação da doença. 

Por isso, é essencial dar atenção aos sintomas e procurar ajuda ginecológica o mais rápido possível. Assim, é possível tratar a endometriose e prevenir complicações como a infertilidade, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. O tratamento é personalizado conforme o caso individual, podendo ser cirúrgico ou medicamentoso. 

Essa doença é bastante singular, com várias formas de se manifestar e varia de mulher para mulher. Fatores ambientais e genéticos também influenciam em seu desenvolvimento. Agende sua consulta e não deixe que as consequências se intensifiquem com o tempo.